terça-feira, 29 de março de 2011

Sindicato denuncia desvio de dinheiro do transporte escolar em Caxias

        O ano letivo em Caxias começa com uma notícia escandalosa apurada pelo SINTRAP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias). Enquanto as aulas na maioria das escolas da Zona Rural de Caxias ainda não teve início por conta de vários entraves burocráticos que vem atrasando a assinatura dos contratos de Professores e a circulação do transporte escolar, uma revelação bombástica sobre a contratação de veículos por parte da Secretaria de Educação traz esclarecimentos estarrecedores e de prejuizo ao erário.
       As infomações são do Portal do Maranhão.

 

Só no ano passado treze empresas de transporte receberam R$ 3 milhões de reais do município de Caxias para fazer o transporte escolar dos alunos da zona rural.
  
       Documento “vazado” à imprensa pelo SINTRAP – Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Caxias, relaciona treze empresas de transporte que receberam no ano passado quase três milhões de reais do Município de Caxias para fazer o transporte escolar dos alunos da zona rural.  Segundo fontes do sindicato a maioria das empresas são fantasmas e estão registradas em nome de laranjas de vereadores ou familiares de ex-vereadores como é o caso da empresa A.V. SOARES  portadora do CNPJ 06.752.851/0001-77 pertencente a familiares do ex-vereador e secretário do trabalho da Prefeitura de Caxias, Adelmo Soares.
       Outras nem sequer existem nos endereços constantes do CNPJ. A fraude é ampliada através de pagamento ilegal feito às empresas constituídas para fins de transportar alunos da rede municipal residentes em povoados da zona rural de Caxias. Os fantasmas recebem mensalmente dinheiro público sem prestar o serviço de transporte. Segundo o professor Antônio Lindoso, que leciona em uma escola da zona rural, “os poucos veículos utilizados para fazer o transporte são velhos, quase caindo os pedaços e vivem quebrados”.  “È vergonhoso. Só agora descobrimos que até os recursos do transporte escolar estão sendo desviados por essa gangue que se instalou na cidade”, reclama a professa Maria das Graças Barbalho, residente na zona rural.
       Segundo o site transparência.com, a Prefeitura Municipal de Caxias é uma das que mais receberam recursos federais destinados ao transporte escolar no ano passado. O pagamento das empresas fantasmas foi autorizado, segundo consta da prestação de contas encaminhada ao MEC pelo prefeito Humberto Coutinho, pelos secretários Berilo Araújo e Silvia Carvalho, e os cheques e ordens de pagamentos assinadas pelo próprio prefeito.


Um comentário:

  1. José Carlos-São João do Soter-Ma.
    Amigo, Reginaldo Pinho,que roubalheiras dos mandatários de Caxias, os de São João do Soter, não fica atrás, em Caxias é o desvios de recursos do transportes escolares, São João, desvios dos recursos das estradas vicinais, aqui é A.V.Soares, no São João é a empresa de Fábio Mendes, Construtora F.de Oliveira Sampaio Ltda, já desviaram mais de R$ 2.723,858,20, das estradas vicinais com recursos do INCRA, roubo no São João é grande, Clodomir Rocha e seu bando de ladrões, na próxima vou falar dos recursos da MA 127 que desviariam mais de Um Milhão de reais, juntamente com Fábio Mendes.

    ResponderExcluir