quinta-feira, 31 de março de 2011

Tiroteios, pânico e terror no centro e bairro Castelo Branco.


          Tiroteios levaram pânico e terror ao centro e bairro Castelo Branco no início da noite de ontem (30/03/2011).  Segundo as primeiras informações os dois casos não tem nenhuma ligação e teriam ocorrido por razões distintas. No caso mais grave, no centro da cidade, um homem conhecido como D'boy foi atingido no peito e foi internado em estado grave. No Castelo Branco após trocar tiros com outro homem, um jovem foi atingido de raspão no braço e encaminhado ao Socorrão.
          Os dois casos trazem a tona uma constatação assustadora. É grande o número de armas de fogo que circulam em Caxias e é grande o número de ocorrências com feridos e mortos a bala na cidade.
          O mais grave é que a grande maioria dos assaltos a mão armada e brigas envolvendo esse tipo de arma, que tem o seu porte proibido em todo território nacional, não são registradas nos distritos da cidade.  Essa afirmação vem dos profissionais da imprensa que lidam diariamente com várias situações onde as vítimas não procuram a autoridade competente para o devido registro da ocorrência. Ao deixar de registrar o ocorrido, as vítimas deixam de colaborar para as investigações, e o mapeamento para as ações que são planejadas pela Polícia ficam comprometidas por falta destes dados.
          Em Caxias, a falta de uma política de inclusão social para milhares de jovens colabora para o aumento das estatísticas do crime, principalmente nos bairros mais carentes. Não existe na atual administração um planejamento para um problema tão grave que a cada dia vai ficando mais complicado. Os dois Centros da Juventude que existem na cidade foram construidos pela ex-prefeita Márcia Marinho, que copiou o projeto de Fortaleza-CE e tinha a pretensão de continuar construindo tais centros que dão oportunidade a jovens e adolescentes de aprenderem uma profissão e serem encaminhados ao mercado de trabalho, além de usufruirem da convivencia sadia em local que ensina bons hábitos e praticas para o convivio em sociedade.
          O que se vê atualmente em caxias é a execução de projetos do governo Lula, que em certos aspectos dão a sua parcela de contribuição para a atenuação dos efeitos, mas que não dão uma reposta impactante para as causas de tanta volência em uma cidade onde os cidadão não podem nem mesmo sentarem na pota de suas casas a noite, por correrem o risco de serem assaltados, ou mesmo ser alvo de um tiro.

Um comentário:

  1. vc sabe algo a respeito do tiroteio no pague menos? parece q outro vigia foi atingido!!!!!!!! e está grave! por favor queria comfirmar essas informações.

    ResponderExcluir