segunda-feira, 4 de abril de 2011

As últimas notícias sobre o falecimento do ex-Governador Jakson Lago

Jackson morreu de falência de órgãos, diz HCor

O Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, divulgou nota explicando que o ex-governador Jackson Lago morreu de falência múltipla de órgãos.
Leia a íntegra da nota:
“O ex-governador do Estado do Maranhão, Jackson Lago, 76 anos, internado no Hospital do Coração (HCor) desde o dia 30/03, para tratamento clínico de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) pós quimioterapia, faleceu nessa segunda-feira (04/04), às 18h30, por falência de múltiplos órgãos.”

Sarney divulga nota de pesar pela morte de Jackson

Leia a íntegra da nota de Sarney:
“Nota de pesar pelo falecimento de Jackson Lago
A morte é um fenômeno transcendental que encerra todas as vicissitudes da vida. É com grande comoção que lamento o falecimento do governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas idéias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra.
Eu e Marly nos associamos à dor de sua esposa e de sua família, do povo maranhense e da classe política pela perda que acabamos de ter. Pedimos a Deus que nos conforte com a lembrança de sua vida e de tudo de bem que fez pela sociedade, pelo Estado e pelo País.
Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP)
“Foi um batalhador no estado dele, enfrentou a família Sarney, conseguiu chegar ao governo. Lutou a vida inteira em defesa dos mais pobres, pelo seu estado. Sempre defendeu as ideias trabalhistas, vai deixar saudades com certeza.”
(Com informações da Agência Senado e G1).

Corpo de Jackson chega às 14h45 a São Luís

A filha Ludmila Lago disse que o pai sofria de câncer de próstata desde 2004. Em novembro passado, segundo informou, o ex-governador deu início a sessões de quimioterapia em São Paulo, mas as sessões foram interrompidas em fevereiro porque ele estava muito debilitado. Em março, ele retomou a quimioterapia. Nesta segunda, entrou em coma, segundo o filho Igor.
“Como ele era médico, acho que ele já tinha certa noção do que estava prestes a acontecer. Mais do que nós”, afirmou Ludmila.
De acordo com a assessoria do PDT, ele foi internado pela última vez em 30 de março, “em estado febril, com falta de ar e cansaço devido ao tratamento quimioterápico a que estava se submetendo devido a um câncer de próstata em estado avançado”.
“Ele teve uma metástase [disseminação da doença] e vinha segurando isso. A coisa começou a complicar nos últimos dois, três meses, quando ele foi para o hospital”, afirmou o irmão Wagner Lago.
Em agosto do ano passado, o advogado Benedito Lago, irmão do ex-governador, morreu vítima de um câncer de pulmão no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A causa da morte foi uma pneumonia agravada pelo seu estado de saúde
Cassação
Acusado de abuso de poder político e econômico na eleição de 2006 – o que sempre negou -, Lago teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2009.
No lugar dele, assumiu Roseana Sarney (PMDB), segunda colocada em 2006. Mesmo após a posse de Roseana, Lago chegou a resistir a deixar o governo e passou noites no palácio. Ao sair, se disse “violentado”.
No ano passado, Jackson tentou voltar ao governo estadual, mas foi derrotado na eleição. A rival Roseana Sarney (PMDB) se reelegeu governadora, e ele ficou em terceiro lugar – Flavio Dino (PC do B) foi o segundo.
Além de governador (2007-2009), Lago foi prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992; 1997-2000 e 2001-2002, quando saiu para se candidatar a governador). Devido à doença, estava licenciado da vice-presidência do PDT, partido do qual é um dos fundadores.
Lago concorreu ao governo estadual por três vezes. Além de 2006 e 2010, ele disputou também em 2002, quando perdeu para José Reinaldo Tavares (PSB), que obteve 51,05% dos votos válidos.
(Com informações do G1)
Nota: Post alterado às 21h10 para acréscimo de informações.
 

Maranhão de luto: morre Jackson Lago

Ele estava internado desde o início do ano em São Paulo. Por causa da quimioterapia para tratamento do câncer foi acometido por uma infecção, que o levou a morte.
Jackson Lago não resistiu ao câncer de próstata
No sábado o filho do ex-governador, Igor Lago, afirmou ao blog que o caso do pai era grave, mas estável  (veja post abaixo).
Jackson apresentava cansaço mas estava consciente na unidade coronariana do Hospital do Coração, espécie de UTI, onde recebia apenas familiares.
“Estamos esperando a evolução dos antibióticos”, disse ele. O ex-governador não resistiu.
A triste notícia foi dada da Tribuna da Assembleia pelo deputado Neto Evangelista (PSDB), após interromper seu discurso. Na presidência dos trabalhos, Jota Pinto (PR) pediu um minuto de silêncio e anunciou luto oficial durante três dias.
A governadora Roseana Sarney (PMDB) colocou todo o governo à disposição da família. Ofereceu inclusive o Palácio dos Leões para a realização do velório. A Assembleia também ofereceu o prédio.
A família, porém, optou por realizar o velório na sede do PDT, na Rua dos Afogados, no Centro de São Luís.
A governadora, o prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), também decretaram luto oficial por três dias.
O médico Jackson Lago tinha 76 anos, foi prefeito de São Luís por três mandatos e governador do Maranhão de 2007 a 2009, quando foi cassado pelo TSE.
Ele era casado com a médica Clay Lago e tinha três filho: Igor, Luciana e Ludmilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário