quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caxias perde a Fábrica da Suzano

Foto de uma das Fábricas da Suzano no Brasil
Caxias perdeu
     
A denuncia partiu do empresário e ex-Prefeito Paulo Marinho e foi confirmada por representantes da empresa que é a maior do ramo de celulose no Brasil.


     O diretor da Suzano afirmou que Caxias seria a cidade ideal para receber a fábrica de pellets, por possuir uma logística adequada, mas, a nova fábrica deverá ficar na cidade de Chapadinha. 
     Caxias perdeu a fábrica! Porque? Simplesmente por falta de interesse da administração municipal que não possui uma política de atração de investimentos capaz de gerar empregos, impostos e desenvolvimento na cidade. Todos sabem que nos dias atuais, apenas a noticia de que há empresas interessadas em instalar-se em uma cidade ou estado  é fato que mobiliza as autoridades municipais no sentido de lutar e buscar o empreendimento. O empresário Paulo Marinho afirma que quando foi informado por um simples cartão deixado em sua casa, que a Schincariol queria se instalar no Maranhão. Não mediu esforços e foi a ITU, procurar o senhor Nelson Schincariol, e o resultado está ai... a fábrica chegou,  gera empregos e projeta a imagem do município para o Brasil e para o mundo.  Desde a instalação da Schincariol nenhuma empresa mais se instalou por aqui. 

     Uma área que foi organizada para ser o Distrito Industrial da cidade foi abandonado e virou uma invasão apoiada por alguns vereadores para angariar votos. Uma completa falta de compromisso com o progresso da região, que atualmente só investe no mercado imobiliário pelo fato do irmão do Prefeito atual ser um empreiteiro. E desafiando os protestos contra o nepotismo ainda é Secretário de Governo também.
     A secretaria de Indústria e Comércio ninguém sabe onde fica e o que faz. É uma pasta engessada pela falta de planejamento estratégico da administração municipal. Os jovens da Região ficam sem perspectiva de futuro, tendo que se aventurar em busca de trabalho em outras regiões, e a grande maioria afirma que vivemos um tempo de retrocesso na criação de empregos na indústria, onde ao invés de se atrair indústrias fazem uma verdadeira expulsão antecipada. 


      

     

2 comentários:

  1. E quem está sofrendo pra se instalar em Caxias é o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. A Prefeitura prometeu uma série de benefícios para o Instituto e até agora nada cumpriu. O prédio, localizado na saída de Caxias para Adeias Altas, está quase paralisado e alunos estudando em uma escola do município sem a mínima estrutura e tendo que pagar todo dia para se locomoverem, sendo que a prefeitura houvera se comprometido a arcar com o transporte daqueles estudantes por um determinado período.
    E para completar, a Prefeitura já tenta fecha o CETECMA. Assim não dar. Esse prefeito realmente não tem compromisso com a educação dos caxiense.

    ResponderExcluir
  2. CERTA VEZ, FUI A UMA FESTA COMEMORATIVA NA VIZINHA CIDADE DE ALDEIAS ALTAS, LÁ O PREFEITO E O VICE FALARAM EM BOM TOM DE VOZ, INCLUSIVE DISTRIBUIRAM UM PAMFLETO "KARO" AFIRMANDO QUE A FABRICA DA SUZANO IRIA SE INSTALAR NAQUELE MUNICÍPIO, NO ENTANTO A MESMA FOI ESBARRAR EM CHAPADINHA, GRAÇA AO ESFORÇO DO MAGNO BACALAR. EAÍ PREFEITO E VICE COMO FIK AGORA ALDEIAS ALTAS? PROMESSAS FALSAS PARA ILUDIR O SOFRIDO POVO DAQUELE MUNICÍPIO, ONDE TEM UMA FABRICA MAIS OS ALDEIENSES SÃO OBRIGADOS A DEIXAREM SUAS FAMILIAS PARA TRABALHAR FORA. POIS A FABRICA QUE LÁ ESTA INSTALADA SO ESTA PREJUDICANDO O MUNICÍPIO, COM DERRUBADAS DA FLORESTA, DESMATAMENTOS DAS BEIRAS DOS CORREGOS, E CONTAMINANDO A NATUREZA COM SEUS ADUBOS, ALÉM DE EXPULSAR OS LAVRADORES DOS POVOADOS... É AINDA TEM GENTE QUE APLAUDE. É BRINCADEIRA.

    ResponderExcluir