quinta-feira, 28 de abril de 2011

Derrubada de árvores em Caxias gera protestos e indignação.



Todas essas árvores estão marcadas
pela Prefeitura para morrer na Veneza

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Trecho do Poema "Canção do Exílio do Poeta Gonçalves Dias


Abraço simbólico pelo fim da destruição
      Alunos do Curso de Biologia da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão, em Caxias, fizeram um protesto no Balneário Veneza com um abraço simbólico às dezenas de árvores que estão sendo derrubadas (Pasmem) Para as obras de revitalização paisagística do local, que é um dos principais cartões postais do interior do Maranhão. 

Árvores centenárias estão ameaçadas
     O trabalho é com recursos federais e administrado pela Prefeitura Municipal de Caxias e segundo um dos responsáveis pelo canteiro de obras no local, que não quis gravar entrevista e pediu para que seu nome não seja revelado, muitas árvores já foram derrubadas sob protestos dos moradores, e agora, alunos e Professores do Departamento de Biologia da UEMA entram também na briga para que a derrubada não continue.
A Veneza é um dos principais Cartões
Postais de Caxias-MA
    Segundo o Professor Deusiano Almeida, um verdadeiro crime ecológico está sendo praticado naquela área de preservação ambiental com a autorização da Secretaria Municipal de Meio ambiente, que é controlada por Ivanilson Araújo, que é primo do Prefeito.
    Neste ano a mesma Secretaria foi questionada pela Câmara Municipal por liberar alvarás para a instalação de Dragas no leito do Rio Itapecurú, causando sérios danos a natureza. Os vereadores chegaram a lamentar que justamente a Secretaria que deveria proteger é a primeira que autoriza a devastação de áreas naturais no município. 
Professor Deusiano mostra a
Marcação feita nas árvores que
ainda serão derrubadas
     No caso da Veneza, as famílias da área a princípio tiveram medo de denunciar temendo represálias, mais uma denuncia ao departamento de Biologia da UEMA causou uma grande reação e outros segmentos da sociedade organizada vão cobrar agora do Ministério Público a interrupção da destruição da mata nativa do local, que via de regra, deveria ser preservada no projeto de reurbanização do Balneário, afirma o Professor Deusiano.
     A TV Band acompanhou as manifestações da manhã desta quarta-feira 27-04 e no link abaixo você pode acompanhar mais imagens do protesto e da indignação com a destruição da natureza autorizada criminosamente pela Prefeitura Municipal de Caxias.
http://www.youtube.com/watch?v=vy3Gk-AtZTM

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário